quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Semsa define planejamento de ações


A secretária da pasta, Fátima Ribeiro, reuniu com equipe para apresentar plano
A Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa) inicia a execução do plano de atividades a ser desenvolvido neste primeiro quadrimestre. Os pontos principais referem a eixos essenciais às ações da pasta. Estão inclusos a retomada do programa de distribuição de leite nas escolas, reestruturação da secretaria e do Polo Josué de Castro, projetos comunitários, campanhas de educação alimentar entre outros. Todo o planejamento será norteado pelo Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional, conforme determinação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O Marco, lançado em 30 de novembro, em Brasília, irá nortear o Guia Brasileiro de Alimentação. “Temos o desafio em fazer desta uma das mais atuantes secretarias da área social”, enfatizou a secretária da Semsa, Fátima Ribeiro.
O planejamento foi apresentado em reunião, na tarde de ontem. A secretária Fátima Ribeiro reuniu com a equipe de nutricionistas para discutir as etapas de elaboração. Umas das primeiras ações referem à regularização da distribuição de leite às escolas. A meta é retomar o programa em consonância com o início do ano letivo na rede municipal. A Semsa também ganhará nova sede. Em breve vistoria foi constatada a precariedade física e a falta de estrutura para acomodar toda a equipe de funcionários. A ideia é unir, em um só prédio, a sede da Semsa e o Polo Josué de Castro. “O Polo é o corpo e a sede, a cabeça da secretaria e precisam estar juntos para garantir a eficiência dos trabalhos que vamos executar”, disse a secretária.
A campanha de Carnaval da Semsa foi outro ponto tratado na reunião. A ação será realizada em parceria com as secretaria de Cultura, Saúde, Turismo e Educação. “Vamos focar no consumo de alimentos adequados neste período carnavalesco”, explicou. Monitorar as condições dos alimentos em feiras, mercados e hospitais; promover ações de segurança alimentar nas comunidades; atuar com equipe multidisciplinar; orientar e acompanhar a qualidade da merenda nas escolas; ampliar o programa do leite aos idosos; fortalecer e ampliar o programa de hortas comunitárias; e criação do site da Semsa estão entre as medidas nesta primeira fase. “Nossas atividades serão pautadas na prevenção e promoção da saúde alimentar”, concluiu Fátima Ribeiro.

A secretaria da SEMSA, Dra Fátima Ribeiro em reunião com as nutricionistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário