sábado, 1 de dezembro de 2012

TUDO SOBRE GLUTEOPLASTIA

Atualmente, quais são os tipos mais realizados de cirurgia de glúteo?

Por ser uma técnica mais definitiva e por não correr o risco de ser absorvida pelo corpo, a cirurgia de prótese de glúteo é a mais utilizada. Outro procedimento de grande aceitação é a modelagem de tecido adiposo que se fundamenta na enxertia de gordura retirada do próprio corpo da paciente. 


Qual o tipo de prótese a ser utilizada?


A prótese de glúteo tem a densidade do silicone mais compacta e de maior resistência, até por que a região do glúteo é uma zona natural de impacto. Existem dois tipos de próteses: a redonda e a oval. A mais indicada é a oval, por ficar mais natural, mais anatômica. O formato exato do glúteo é em leque e a maior preocupação fica por conta do local a ser alojada a prótese, para que não fique superficial nem profunda a ponto de comprometer o nervo ciático - que está localizado no interior da região glútea estendendo-se até a perna -, podendo causar, dessa forma, inflamações e muitas dores. Daí o cuidado que o paciente tem de ter ao optar por um bom profissional que tenha experiência para aplicar a prótese adequadamente.



Pode-se aplicar injeção na região glútea de quem já fez a gluteoplastia?


Não. O glúteo é composto basicamente por três músculos: o grande glúteo, que fica na camada mais externa; o médio glúteo e glúteo interno, onde habita o nervo ciático. Por ser introduzida na cavidade do grande glúteo, a prótese corre o risco de ser danificada caso entre em contato direto com algum objeto perfurante como agulhas de injeção ou similares.

 

Qual a sua opnião sobre o metacril?

 
Não existe um estudo randomizado e profundo sobre os efeitos a longo prazo do metacril. O metacril é uma substância sintética que alguns profissionais utilizam para o preenchimento do sulco da face, modelagem da mandíbula e em escala mais alta para o aumento do bumbum por quantidade de 100, 200 e 250 ml de cada lado. Não utilizo esse procedimento, pois o metacril não é absorvível. Trabalho com segurança, não é simplesmente chegar e aplicar qualquer produto minimizando etapas. É necessário haver um estudo de credibilidade, para que o paciente não seja prejudicado. Tudo depende da reação do corpo. Se a substância for rejeitada, o organismo poderá desenvolver inflamações, doença maligna ou até mesmo levar o paciente a óbito.

 

Existem casos de pessoas que já utilizaram metacril e depois partiram para a prótese? Qual a atenção para casos como este?


Aqui mesmo, há uns dias atrás, fiquei sabendo de um caso semelhante, onde a paciente fez aplicação injetável de um óleo que nem ela soube especificar qual sua composição. O óleo não absorvido estimulou a rejeição à prótese. Caso alguém já tenha aplicado alguma substância no bumbum, seja metacril ou coisa parecida, é preciso fazer um estudo minucioso, fazer uma ressonância para detectar a sua localização na região glútea. Portanto, como profissional, indico dois procedimentos seguros para o aumento do glúteo: a enxertia de gordura e aplicação de prótese.


 

Depois de aplicada a gordura no glúteo, qual a porcentagem de absorção?


A gordura geralmente é absorvida no índice de 20 a 30% do volume injetado. A diferença vai da técnica a ser empregada durante a colocação. No meu procedimento retiro a gordura com a seringa e com essa mesma seringa coloco-a imediatamente na região a ser enxertada, sem gerar risco de essa gordura entrar em contato com o ar atmosférico, o que poderia influenciar na diminuição da oxidação e do grau de absorção dessa gordura.


Dr. Zé Luiz, quais os principais cuidados que o paciente precisa ter em relação à Gluteoplastia?


O principal cuidado que o paciente tem de ter é colher o maior número de informações sobre o médico pretendido, se ele detém especialização em cirurgia plástica, quer seja para lipoaspiração, quer seja para implantes de silicone. A formação do cirurgião plástico é a seguinte: 6 anos de medicina; 2 anos de cirurgia geral; 3 anos de cirurgia plástica no serviço de referência devidamente credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, ou pela Associação Médica Brasileira. Só então o cirurgião estará apto a fazer um exame a fim de obter o título de especialista. Esse título deverá ser concedido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia plástica, pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões e pelo Conselho Federal de Medicina, sendo essas três entidades médicas funcionais responsáveis por habilitar o cirurgião plástico ao exercício de procedimentos estéticos em geral.


 

Quais os cuidados quanto à escolha de clínicas e hospitais?


É importante observar se o estabelecimento desejado oferece tanto ao paciente quanto ao profissional condições favoráveis para a execução do procedimento cirúrgico. Além disso, como exemplo, em São Luís existem dois grandes hospitais que exigem do médico o título de cirurgião para proceder com a cirurgia plástica, logo após ser submetido a um rigoroso cadastro.


 

Com quantos dias após a gluteoplastia a paciente pode sentar?


Essa é a preocupação de toda paciente. Como a prótese é alojada dentro do grande glúteo, fica bem protegida contra impactos. Mesmo assim, ao final da cirurgia, é colocada uma cinta modeladora e a paciente terá de ficar pelo menos de 7 a 8 dias deitada de bruços, e sentando de lado, sem forçar a prótese.


 

Onde fica a cicatriz?


Por ser localizada no sulco interglúteo, a cicatriz se torna discreta sem comprometer a estética. O corte é de apenas 5 cm. Pode-se usar um biquíni e não vai aparecer marca alguma.


 

Já na enxertia, como é o pós?


Mais simples, menos doloroso, pode-se sentar de imediato, e a recomendação é não fazer drenagem.


 


Para mais informações e consultas com o Dr. José Luiz Guimarães é só ligar no (98) 8819-7052.


O cirurgião José Luiz Guimarães é detentor de várias especializações e mundialmente reconhecido pelo brilhante trabalho desempenhado no campo da cirurgia plástica
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário