sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Entrevista com Dr. José Luiz Guimarães – Cirurgião Plástico.


Mastologista e cirurgião plástico José Luiz Guimarães
 
 
TUDO SOBRE LIPOESCULTURA


1) Qual a diferença entre a lipoaspiração e a lipoescultura?

A diferença é o seguinte, tanto a lipoaspiração como a liposcultura são métodos para tratamento de gordura localizada. É retirada a gordura que está em excesso em uma determinada área do corpo, geralmente no abdômen no quadril ou no culote e pode ser reaplicada esta gordura que também pode ser chamada de liposcultura, onde é feito a escultura no corpo da paciente com a sua própria gordura. Hoje está muito em moda a aplicação de gordura para enxertia principalmente na face, para rejuvenescimento através do implante de células troncos que ao longo do tempo as células vão se multiplicando e promovendo um rejuvenescimento mais duradouro nas pacientes que é feito esse tipo de procedimento.

2) Quem é um bom candidato para a lipoescultura?

Não existe um determinado padrão ou que seja bom. A liposcultura não é um método de emagrecimento e sim de tratamento de gordura localizada, então todas aquelas pessoas que claro que são mais jovens terão um melhor resultado. Quando tratada essas regiões que estão em excesso em uma paciente de 50 anos tem uma diminuição da elasticidade da pele, se for retirada a gordura, a pele não retrai completamente e por isso, às vezes é necessário associar a plástica abdominal se no caso for uma lipo no abdomem, que geralmente são pessoas que já tiveram filhos é daí é aconselhado a lipoabdominoplastia.

3) Em quais regiões do corpo eu posso fazer uma lipoescultura?

As regiões mais comuns em se fazer liposcultura é a região do quadril, na região dorsal  onde fica acumulada gordura atrás do tórax, a região total abdominal, a cintura que são chamados os flancos, culotes que são aquelas proiminências na região da cocha. E outras regiões menos frequentes que são as face interna de joelho e face interna de cocha

4) Que tipo de anestesia é usada?

Nós utilizamos sempre a anestesia peridural por que é uma anestesia de bloqueio, onde pode ser feito todo o procedimento em um único tempo. Onde não necessita de várias sessões. Hoje tem pessoas que fazem por etapa, com anestesia local e sedação. Nós, cirurgiões plásticos não fazemos desta maneira, a gente procura proceder em um único tempo, por que temos condições de resolver tudo em uma etapa só.

5) As cicatrizes são grandes, onde ficam, são visíveis?

São muito pequenas, cicatriz de um furinho para entrar a cânula. Nós procedemos com um pontinho com um fio muito fino para que não haja cicatriz e que suture completamente. Mas, uma coisa que eu queria destacar é o tipo de método que utilizo para fazer a lipoaspiração e a liposcultura, nós trabalhamos somente com seringas, não utilizamos máquina lipoaspiradora, nem vibrolipo, nem lipoaspirador convencional. Eu trabalhei no serviço na França com o médico que criou a técnica de lipo com seringa, e estou a 20 anos fazendo somente a lipo com seringa. No meu entendimento é um método mais seguro, mais preciso, menos agressivo e que dá uma recuperação consequentemente mais rápido e evitando que haja aqueles buracos que se costuma obter na lipoaspiração convencional, por que passou do plano, superfiacializou, lesa fibras mais superficiais e tecidos superciais onde está os vasos linfáticos, venosos e arteriais e com isso dá o aumento do edema, há acúmulo e a probabilidade de fibrose. Então, eu utilizo o método de lipo com seringa que foi desenvolvido pelo médico francês Dr. Fournier com quem eu trabalhei em 1991 e desde então não mais utilizei máquinas para o procedimento de lipoescultura.

6) Quanto tempo dura a cirurgia?

A duração da cirurgia depende da extensão do procedimento. Quando se vai aspirar frente e costa a duração da cirurgia dura entre 1 hora e meia e no máximo 2 horas dependendo da quantidade de gordura a ser retirada e do peso da paciente. Nunca se deve tirar mais do 5% do peso corporal, além de 5% você vai colocar em risco a paciente ter distúrbios metabólicos, hipovolemia, que pode levar ao choque hipovolêmico e sérias complicações ou até mesmo ao óbito, como já tem muitos quadros descritos de complicações de lipo. Mas, ocorrem por que não foram tomados os cuidados necessários. Por isso, é preciso uma relação clara entre o paciente e o cirurgião, por que a paciente quer ficar uma barbie, mas cabe o cirurgião fazer sua análise clínica e não colocar a paciente em risco, só lipoaspirar 5% do peso corporal. Como por exemplo uma paciente de 70 kilos, é multiplicado 7 x 5 e não deve ser retirados mais do que 3 litros e meio de gordura e se necessário se faz em duas etapas para maior segurança da paciente.

7) Qual é o período de internação?

24 horas é o suficiente para se fazer uma lipo. O que eu chamo de médio a grande porte. Se é uma lipo pequena, muito localizada, que às vezes se tira só um pouquinho na frente, só um poquinho atrás nas costas a paciente é logo liberada.

8) É necessário usar dreno?

Não. A lipo é um procedimento fechado, não há descolamento de tecido, apenas a retirada de gordura que é aspirada através da micro cânula.

 9) Por quanto tempo devo usar a cinta no pós-operatória?

Geralmente eu recomendo no mínimo 30 dias permanente. Depois desde prazo pode ser retirada para dormir e usar eventualmente pra se sentir mais confortável até dois meses de operada.

10) O pós-operatório da lipoescultura é muito doloroso?

Algumas pacientes já reclamaram do pós ser doloroso. Eu não tenho muitas queixas em relação a isso, eu concluo que seja pelo método utilizado que é aspirar com seringa que traumatiza menos. Nada que um analgésico simples e um bom antiflamatório tomados de 12 em 12 horas não resolva. É dor é semelhante aquela pessoa sedentária que começou a malhar e fica dolorida. Nada que seja insuportável a ponto de marcar em sua vida o seu pós operatório.

11) Como fica a sensibilidade da área operada?

A sensibilidade no primeiro momento ela pode ficar um pouco diminuída, um pouco dormente, mas isso vai voltando ao longo dos dias. À medida que é feita a drenagem aquele edema vai diminuindo e o tecido vai voltando a normalidade.

12) Como é a recuperação pós-operatória da lipoescultura?

A recuperação dura em torne de 7 dias, o paciente vai voltando as suas atividades normais, pode voltar a dirigir, pode participar de qualquer evento de trabalho, uma festa, ou em qualquer lugar que queira ir. Não é longa a recuperação, uma vez que não é uma cirurgia aberta, então não tem incisões.

13) Quando são retirados os pontos?

Em média de 8 a 10 dias são retirados os pontinhos. Um pontinho em cada furo.

14) Quando se alcança o resultado definitivo de uma lipoescultura?

O resultado definitiva será em torno de 4 a 6 meses. Quando os edemas completamente desaparecem.

16) Quando poderei fazer exercícios físicos?

Academia com 2 meses. Liberado caminhada com 30 dias.

17) Qual o risco de complicações na lipoescultura?

Toda cirurgia tem um risco. Risco e as complicações ocorrem geralmente devido ao grande excesso de tecido retirado, devido a uma doença intrínseca de cada paciente que ela pode desenvolve uma trombose venosa profunda que a gente chama de TVP, levando embolia pulmonar isso o médico tem que estar atento pra fazer uma avaliação pré-operatória bem feita, solicitar os exames. Por isso é de extrema importância uma consulta especializada, onde o médico e a paciente terão uma conversa aprofundada, se há casos de TVP na família. Caso detectado e suspeita de risco a paciente, fazemos um tratamento injetável com Enoxaparina, 10 dias antes do procedimento cirúrgico, dependendo do risco que a paciente possa ter.
 

18) A lipoescultura pode ser associada a outras cirurgias?

Pode, e de preferência associada a outras cirurgias plásticas, pode ser associada a plástica de abdômen, de mama, redutora, ou de implante de silicone. Geralmente é mais associada a estes tipos de cirurgias.

19) Posso fazer lipoescultura antes de engravidar?

Eu não vejo nenhum problema da liposcultura antes de engravidar. O mais recomendável é que passe no mínimo 1 ano sem engravidar depois que fez a lipo. Não é perdido o resultado da cirurgia caso depois de 1 ano engravide, depois dos quilos perdidos volta tudo ao normal.

21) É necessário fazer drenagem pós-operatória? Por que?

Muito necessário. Por que como na lipo é retirado gordura do tecido adiposo, neste local ocorre um edema, um inchaço, e esse inchaço é melhor tratado sendo feito a drenagem do tecido. Necessário às drenagens com métodos manuais e o uso de aparelho de ultrassom para aumentar o metabolismo dos tecidos.


22) Qual médico está apto a realizar a lipoescultura?

Todos esses procedimentos de lipoaspiração, de lipoescultura só deveriam ser realizados por cirurgiões plásticos, que fizeram formação, que tem títulos de especialistas, que são membros da Associação Brasileira de Cirurgias Plásticas, quem tem um respaldo para dar a eles a condição de treinamento e experiência para fazer procedimentos de cirurgia plástica. Sempre que ocorre uma complicação e que ocorre processos no Conselho Federal já foi feito um levantamento, mais de 90% dos casos foram procedimento realizados por médicos que não são cirurgiões plásticos.

23) A"minilipo" é mais segura que a lipoaspiração tradicional?

A minilipo é um procedimento realizado em uma área pequena. Com pouca quantidade de gordura. A segurança é a mesma, na minilipo a paciente é logo liberada, pois retirou menos tecido.



Depoimento do Dr. Zé Luis
Eu já estou em São Luís a mais ou menos 20 anos. Tenho realizado trabalhos de cirurgias plásticas bastante abrangente, com grande quantidade de pessoas operadas da sociedade maranhense. Continuo morando em Recife e vindo 1 vez por mês a São Luís cada vez mais sendo solicitado e isso me deixa muito envaidecido, por que me apaixonei pela ilha e me sinto em casa, fui muito bem recebido, bem tratado. Me sinto muito feliz aqui.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário